terça-feira, 11 de maio de 2010

Hilda Dias dos Santos (mãe Hilda Jitolu)


Hilda Dias dos Santos, a mãe Hilda Jitolu, (Cosme de Farias (antiga Quinta das Beatas), 6 de Janeiro de 1923 - 19 de Setembro de 2009) era Iyálorixá do candomblé Jeje.

A Iyalorixá Hilda Jitolu é do Candomblé, da nação Jeje-Mahi, é filha de Cassiano Manuel Lima, seu terreiro era localizado na Caixa d'Água.

A Iyalorixá Mãe Tança, continuou os trabalhos das obrigações de Hilda Jitolu. O nome Jitolu foi dado a Mãe Hilda no dia 24 de dezembro de 1942.

Cassiano Manuel Lima faleceu em 14 de dezembro de 1944, dois anos depois de ter feito as obrigações religiosas da sua filha Jitolu.

O terreiro Ilê Axé Jitolu foi fundado no dia 6 de janeiro de 1952.

A ação social da Iyalorixá Mãe Hilda Jitolu se desenvolve em vários domínios de produção político-cultural. Foi, e é decisiva, a sua contribuição para a linha filosófica de trabalho do Ilê Aiyê.

Nacionalmente, Mãe Hilda incentivou a criação do Parque Memorial Zumbi dos Palmares, em Alagoas.

E, a partir de 1995, o Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê começa a atuar além das instâncias educativas do Bloco - nas escolas públicas do bairro da Liberdade - sempre a partir dos ensinamentos de Mãe Hilda: preservar e expandir os valores da cultura africana no Brasil.

Sua morte aconteceu na manhã de sábado, 19 de Setembro 2009, aos 86 anos, em um hospital de Lauro de Freitas, com problemas cardíacos. Em ritual próprio do candomblé denominado de axexe, a ialorixá Mãe Hilda Jitolu, líder espiritual do bloco afro Ilê Aiyê, foi sepultada na manhã de domingo, dia 20 de Setembro, no cemitério Jardim da Saudade. Filhos de santo ligados ao terreiro Ilê Axé Jitolu permaneceram em vigília durante a noite velando o seu corpo, por volta das 8 horas da manhã, se reuniram em torno do caixão para entoar os cânticos e dar início ao cortejo fúnebre. Orixás incorporados acompanhavam o cortejo, que seguiu até a entrada da rua do Curuzu no bairro da Liberdade. A cerimônia continuou no Jardim da Saudade e, por volta das 10h30, foi sepultada na presença de inúmeras pessoas, todas vestidas de branco. O prefeito João Henrique esteve no sepultamento e decretou três dias de luto oficial em Salvador. O governador Jaques Wagner também esteve no terreiro e prestou homenagens a Mãe Hilda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário