terça-feira, 11 de maio de 2010

Adeildo Paraíso da Silva - Ivo do Xambá


Adeildo Paraíso da Silva - Ivo do Xambá, completou 40 anos de iniciação no Culto aos Orixás. Nascido em 06 de agosto de 1953, filho da inesquecível Severina Paraíso da Silva - Mãe Biu do Portão do Gelo, 2ª Iyalorixá do Terreiro Santa Bárbara. Mãe Biu o manteve sempre ao seu lado, ensinando os rituais e as tradições religiosas da Nação Xambá. Ainda criança, já cantava e tocava para os Orixás e, aos dez anos de idade, foi iniciado, sendo consagrado a Oxum.

Com o falecimento de Mãe Biu, em 1993, Ivo assume, junto com sua tia Donatila Paraíso do Nascimento - Mãe Tila, os destinos da Casa, fundada por Maria Oyá, iniciada pelo Babalorixá alagoano Artur Rosendo Pereira, que introduziu a Nação de Candomblé Xambá em Pernambuco, na década de 1920. Falecendo Mãe Tila, em março de 2003, Ivo assume a direção do Terreiro, com a responsabilidade de preservar o Culto aos Orixás, segundo os ritos do Povo Xambá.

Conciliando sua atuação de líder classista, como presidente do Sindicato dos Estivadores de Pernambuco, Ivo do Xambá destaca-se entre os Babalorixás de Pernambuco, como uma das principais lideranças religiosas da Comunidade Afro-descendente.

Um comentário: